quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

UM FILME IMPERDÍVEL

Há muito tempo que eu desejava ver «Mil Vezes Boa Noite» («A Thousand Times Good Night»), filme realizado em 2013 por Erik Poppe. Que conta a pungente história de uma repórter de guerra obsecada pela sua profissão, cujo exercício ela favorece em prejuízo da vida familiar. É verdade que não fiquei indiferente a esse drama, apesar do dito ser recorrente nas nossas sociedades urbanas, onde as mulheres -finalmente emancipadas- são chamadas a desempenhar funções e ofícios que, ainda há poucas décadas atrás, eram apanágio do impropriamente chamado sexo forte. Mas, finalmente, no filme em causa o que mais me impressionou, o que mais me chocou, foi todo aquele ritual (testemunhado pela heroína da fita) feito à volta dos homens e das mulheres-bomba; que aceitam, em nome de uma causa e de uma crença (sejam elas quais forem, tenham elas a legitimidade que tiverem), fazer dom da sua própria existência, ceifando outras vidas... Impressionante ! «Mil Vezes Boa Noite» é, não tenho dúvidas quanto a isso, um filme imperdível. Excelentes interpretações do elenco, especialmente da actriz Juliette Binoche, que aqui encarna o papel da repórter fotográfica supracitada. Vi a versão francesa do filme («L'Épreuve»), por não ter encontrado a edição videográfica em Portugal. O que é pena...

Sem comentários: