sábado, 28 de maio de 2016

O COMÉRCIO DA C. E. COM A RÚSSIA

Disseram os jornais de ontem que as exportações agrícolas da União Europeia para a Rússia, diminuiram, -nestes últimos 12 meses- de 2,2 mil milhões de euros. E que esta situação alarmante já está a ser apreciada pelo G7, onde se discute a eventualidade de reverter as consequências catastróficas do boicote feito àquele país do Leste. Boicote que tanto tem prejudicado o mundo rural da Europa comunitária, incluindo o campesinato do nosso país. Enfim, tudo isto denota a total incompetência dos tecnocratas de Bruxelas. Que, em princípio, não deveriam envolver-se em questões de baixa política (neste caso a situação na Ucrânia foi o pretexto), mas concentrar-se, isso sim, na defesa inteligente e intransigente dos interesses da comunidade.

SERÁ QUE O FASCISMO NOS BATE OUTRA VEZ À PORTA ?

Mas que ousadia e imprudência a minha, defender aqui o bom relacionamento (inclusivamente comercial) da Europa ocidental com a Rússia... É que depois da venda de 'segredos da NATO' a Putin por um James Bond português, essa atitude é agora altamente suspeita. No dizer do «Diário Notícias» de hoje, «o espião do SIS não escondia (na sua página do Facebook) a sua paixão pela cultura russa». Realmente, que crime abominável ! Vou ver o que tenho cá em casa que possa comprometer-me. E, para salvação da minha alma, prometo aos novos Torrequemadas, que livros de Tolstoi, DVD's com cópias de filmes de Eisenstein, reproduções de ícones moscovitas e 'tutti quanti' serão amontoados no meu quintal e queimados num próximo e fulgurante auto-da-fé. Juro !

Sem comentários: