quinta-feira, 7 de julho de 2016

LÁ VAMOS CANTANDO E RINDO, COM CÂNTICOS E BANDEIRINHAS

Heróis do mar,
Nobre povo,  nação valente
E imortal...

Eu cá não sou muito dado a rasgos de patriotismo (será isto patriotismo ?) e não me vejo a cantar o hino, sobretudo antes, durante ou depois de um jogo de futebol. Gosto muito do meu país e 'prontes'. Sem cantigas, nem bandeiras. Mas confesso que estou, deveras, espantado por ver tantos milhares de portugueses com as estrofes de «A Portuguesa» na boca e a defender 'a honra' deste cantinho à beira mar plantado, como se estivéssemos em vésperas de Aljubarrota. Não tenho, confesso, nada contra isso. Só gostaria é que toda essa gente, que agora se exalta, canta e grita nos estádios de França e nas chamadas 'fan zones' de Lisboa, do Porto ou de Paris, também manifestasse o seu ardor e o seu amor à Pátria noutras circunstâncias. Olhem, por exemplo, aquando das eleições e de outros actos em que o destino de todos os portugueses está realmente em jogo...

Sem comentários: