quinta-feira, 25 de agosto de 2016

'TI' PUNCH

O 'Ti' Punch' é o pendente caribenho da Caipirinha. É um cocktail que, tal como a sua famosa prima brasileira, se prepara com rum branco, açúcar e sumo de lima. Só que, contrariamente à referida bebida continental, o 'Ti' Punch não é, tradicionalmente, servido com gelo. Eis aqui a receita, tal como é transmitida pelas gentes das Antilhas Francesas, nomeadamente da Martinica e da Guadalupe :

Colocar num copo pequeno e baixo 1 colher de chá de açúcar (mascavado, de preferência) ou, em sua substituição, uma dose equivalente de xarope de cana; juntar 1/4 de sumo de lima. Mexer bem com uma colher, até obter uma calda, à qual se juntam 5 cl de rum branco. Colocar no copo a casca (cortada em 2 ou 3 pedaços) da lima exprimida, misturar, de novo, e degustar. O chamado rum agrícola da Martinica confere a esta bebida um gosto e um cheiro originais. Mas à falta dele pode utilizar um rum da Jamaica ou até uma boa cachaça. Como podeis observar, a quantidade de álcool é diminuta. Porque isto é mesmo para desfrutar e não para estragar o dia.


NOTA
Toda a gente conhece os efeitos perniciosos -para a saúde pública e para a vida das famílias- do consumo exagerado de álcool. E ninguém ignora os custos -para a Segurança Social- que implicam os tratamentos e curas daqueles que se deixaram apanhar pelo vício do alcoolismo; que é um verdadeiro flagelo nas sociedades europeias, com particular relevo para a nossa. Tanto mais, que (porque razão ?) os portugueses entraram numa espiral em que se começa a beber cada vez mais cedo. É uma lástima ! Beber socialmente, de tempos a tempos, pode ser um prazer. Mas um prazer que todos nós temos de saber dosear e controlar, antes que aconteça o irremediável : a bebedeira, a grotesca bebedeira, que transforma os indivíduos em bonecos ridículos e, por vezes, até em criaturas más e perigosas. Chegar a esse ponto é expor-se ao juízo implacável dos outros e a vulnerabilidades que nos podem prejudicar (socialmente, mas não só) para o resto da vida. É como a droga. Não se meta nisso. Pense bem !

Sem comentários: