sexta-feira, 2 de setembro de 2016

'SPAGHETTI ALL'AMATRICIANA'

Permanecem na memória de todos as agruras por que passaram (e ainda estão a passar) os habitantes de Amatrice (e povoações vizinhas), que -para além de terem visto desaparecer do mundo dos vivos cerca de 300 dos seus conterrâneos, assistiram também à destruição (por um sismo) da sua cidade. Amatrice está situada no Lácio (centro-oeste de Itália) e orgulhava-se, particularmente, de duas coisas : do seu património monumental -que o terramoto quase destruiu totalmente- e da excelência da sua gastronomia. Diz-se, aliás, dos cozinheiros locais, que, durante séculos, estes foram os escolhidos pelo Vaticano, para servirem o Papa... Para se solidarizarem com as vítimas deste pungente drama, muitos restaurantes de Itália e do mundo inteiro decidiram juntar às suas ementas um prato típico da cidade destruída e verter, para a sua urgente reconstrução, parte dos lucros das ventas. Esse prato denomina-se «Spaghetti all'Amatriciana», cuja receita nos permitimos (em jeito de homenagem às vítimas) deixar aqui. E que é a seguinte :

Ingredientes

600 gramas de esparguete,
100 gramas de queijo 'pecori romano' rapado,
100 gramas de bochecha de porco (previamente salgada),
500 gramas de tomates maduros (San Marzano, de preferência)
1 colher de sopa de azeite (extra virgem),
10 centilitros de vinho branco seco,
1 malagueta (facultativo).

Preparação

Cortar a carne em pedacinhos;
Retirar peles e sementes aos tomates;
Aquecer o azeite num recipiente apropriado (frigideira funda, tipo 'wok', por exemplo) e cozinhar os pedacinhos de carne com a malagueta;
Juntar os tomates e deixar fervilhar alguns minutos;
Juntar parte do queijo rapado e misturar tudo. Está pronto.
Conservar quente até cozer a esparguete.
Uma vez esta cozida 'al dente', numa boa porção de água com sal (q.b.), escorrer o líquido e juntar a massa ao resto da preparação. Misturar (muito bem) a esparguete aos restantes ingredientes. Servir o prato polvilhado com resto do queijo.
Degustar com acompanhamento de um bom vinho branco, preferencialmente italiano.
Bom apetite !

É evidente que, fora das duas grandes cidades portuguesas, não é fácil preparar um prato estrangeiro exclusivamente com produtos de origem. Se assim acontecer, paciência. Utlilize produtos nacionais (ou estrangeiros) que se avizinhem, em qualidade e gosto, daqueles que se recomendam.


Sem comentários: