terça-feira, 15 de novembro de 2016

FANECA, UM 'ÍDOLO' DE OUTROS TEMPOS

Nascido no Alto Atentejo, fui com os meus pais para o Barreiro em 1948. Tinha um pouco mais de 3 anos de vida... E por ali me quedei até à idade pré-adulta, que, naqueles tempos de ditadura, terminava oficialmente aos 21 anos. Ainda menino, deixei-me seduzir por duas paixões : o futebol e o cinema. No que respeita o primeiro desses lazeres, comecei a frequentar -por volta dos 8/9 anos de idade- os campos (ainda pelados) 'D. Manuel de Mello' e de 'Santa Bárbara'; onde jogavam, em domingos alternados, o F. C. Barreirense e o G. D. da CUF. Ambos da 1ª divisão nacional. Os cachopos da minha idade acediam ao 'peão' desses recintos desportivos gratuitamente, mediante as boas graças de adultos (por vezes desconhecidos), que tinham o direito de levar com eles um miúdo pretensamente seu familiar. Mais tarde, já adolescente (17 anos) e empregado, tornei-me sócio do Barreirense, e, alguns tempos depois, também da CUF; o que era algo de inusitado, que só se fazia às escondidas, tal era a rivalidade existente entre as duas equipas da vila. Assim, ia à bola semanalmente e pude ver exibições das grandes vedetas do chamado Desporto-Rei daqueles tempos. Todas elas. Mas estou aqui a usar todo este palavreado para evocar a figura de um grande defesa do Barreirense que eu achava extraordinário, embora a sua fama nunca lhe tenha valido a glória extra-muros. Estou-me a referir ao Faneca; que, tal como eu, também era de origem alentejana. Fernando Salvador Faneca (de seu nome completo) serviu o clube alvi-rubro durante 19 longos anos e é, ainda hoje, uma das referências desportivas dessa agremiação centenária; que foi alfobre de algumas das maiores 'stars' do futebol português. Mas, para voltar ao Faneca, quero dizer que foi um jogador possante, com grande sentido de jogo e que tinha intervenções espectaculares -com golpes de tesoura não faltosos- para anular as veleidades da linha avançada do adversário. Para além de ter sido um grande futebolista, Faneca era um tipo simpático e simples. Trabalhava para o serviço das águas da Câmara Municipal do Barreiro e eu cruzei-me com ele várias vezes. Apesar de ser uma vedeta local, cumprimentava às pessoas com um olá, inclusivamente a miudagem, que o admirava. Terminou a sua carreira com 41 anos de idade numa outra equipa local, o Luso. Hoje terá uns 81/82 de idade... Agradecendo-lhe os bons momentos de futebol proporcionados (a mim e aos meus contemporâneos), faço votos para que, esteja onde estiver, se sinta feliz. Obrigado Faneca !

Sem comentários: