sábado, 19 de novembro de 2016

«VISITA GUIADA» - UMA EXCELENTE SÉRIE DOCUMENTAL

Uma das minhas emissões preferidas, na televisão portuguesa, é «VISITA GUIADA»; que se debruça sobre variadíssimos temas da cultura portuguesa. Já tem dezenas de documentários -transmitidos pela RTP2- cuja autora, editora e apresentadora é a mui profissional, conhecida e conceituada Paula Moura Pinheiro. «VISITA GUIADA» (que também tem difusão radiofónica da responsabilidade da estação Antena 1) aborda temas muito distintos, que vão da história de uma pequena peça de ourivesaria, de uma tela ou de uma escultura, até à de uma imponente catedral, passando por uma fortaleza ou pelos vestígios de um conjunto de fábricas da moderna era industrial. Assuntos todos eles do maior interesse, que dispensam -paralelamente à informação e ao saber transmitidos- um gozo muito especial aos telespectadores. É o meu caso; que nunca acabo de ver um desses documentários com a sensação de ter perdido o meu tempo. Últimamente, tenho visto números antigos dessa magnífica série na Internet, onde eles estão quase todos disponíveis. Só tenho pena é que a produção não tenha pensado ainda em reuni-los em suporte DVD e assegure a sua difusão comercial. Eu cá seria cliente...

Sem comentários: