domingo, 15 de janeiro de 2017

E, À 17ª JORNADA...


Os 64 000 espectadores que, ontem, acorreram ao estádio da Luz para assistirem (quase todos eles) a mais uma vitória da equipa da casa, sofreram um verdadeiro sufoco, quando o modesto Boavista impôs ao Benfica, aos 24 minutos de jogo, o seu 3º golo sem resposta. Resultado que se prolongou até fins da primeira parte, altura em que arrancou a recuperação épica dos encarnados; que, todavia, não tiveram força e ânimo para dar a volta completa ao resultado... Cedendo um empate por 3-3 e perdendo dois preciosos pontos. Azar do Benfica ? -Não ! Muito mérito dos visitantes, que esqueceram a táctica do 'autocarro' e realizaram um grande 'match' no terreno do tricampeão nacional. Sobretudo na primeira parte, em que foram imperiais, quase não deixando respirar o Benfica. Houve alguma controvérsia em redor da validade dos golos marcados (que toda a gente pôde ver através das imagens difundidas pela TV), mas isso faz parte do jogo e não pode ser pretexto para diminuir o quase-triunfo dos axadrezados, Que, do meu ponto de vista, só pecaram no fim da partida pela simulação de lesões inexistentes, com o intuito de manter um resultado abonatório e inesperado na Luz. Mas, ainda assim, é bom saber-se que nada fizeram que já não tenha sido feito, em iguais circunstâncias, por outros clubes, inclusivamente por prestigiosos emblemas. O Benfica empatou no estádio da Luz ? -Mérito do seu adversário e ponto final.


Já o Sporting, que ontem poderia ter encurtado a distância pontual com um dos seus 'inimigos de estimação',  foi ontem -no campo do Desportivo de Chaves- igual ao que tem sido ao longo desta temporada futebolística : tristonho, perdido no espaço e no tempo, pouco imaginativo. E, não fora a eficiência de Bas Dost, o gigante holandês (que marcou dois golos), teria averbado um resultado negativo contra a equipa flaviense. Essa oportunidade perdida de se aproximar do Benfica foi, aliás, pretexto para o sururu gerado à volta dos jogadores do S.C.P. já depois do final do jogo. E que acabou com a intervenção do seu presidente (protegido pela polícia), que prometeu aos adeptos aquilo que muito dificilmente poderá cumprir : salvar a época. Outra coisa : será que treinador do clube de Alvalade (mais uma vez castigado e, por isso, fora do banco) ainda resistirá por muito mais tempo aos desaires repetidos da equipa que 'orienta' ? -É o que vamos ver nas jornadas que se seguem.


Quanto ao F. C. Porto -que joga hoje- é obviamente prematuro tecer comentários sobre a sua atitude. Mas acho que tudo fará, no seu estádio, contra o Moreirense, para se aproveitar das escorregadelas dos seus tradicionais rivais. Tal como o Sporting de Braga -que defronta, amanhã, em sua casa, a modesta equipa do Tondela- que não quererá desperdiçar a oportunidade de subir na tabela classificativa.

Sem comentários: