quinta-feira, 15 de junho de 2017

LEÕES, LEOPARDOS E OUTRAS COISAS DO FUTEBOL...


O emblema da selecção inglesa contém 3 leopardos.

********************************************************************************* Ontem, estava eu a ver (num dos canais desportivos da TV) os melhores momentos do amigável França-Inglaterra (jogo de futebol que os gauleses venceram por 3-2), quando, em determinada altura, o comentador de serviço chamou à formação visitante «a equipa dos 3 leões». Isto, numa clara referência ao emblema usado -nas camisolas- pelos seus jogadores. O problema é que, do ponto de vista da Heráldica, aquilo que decora o escudo em causa não são, nem nunca foram leões. Mas, isso sim, leopardos. Porque estes são quase sempre mostrados em posição andante e com a carantonha de face. Enquanto o leão dos brasões é, geralmente, representado em posição rampante e com a cabeça vista de perfil. É o que nos ensina a Heráldica, que é considerada uma ciência auxiliar da História; e que tem regras muito precisas, que não devem ser alteradas.

O emblema da Federação de Futebol Escocesa (Scottish Football Association) usa uma representação do leão heráldico. Como, por cá e por exemplo, o Sporting Clube de Portugal.

O chamado 'caso dos e.mails do Benfica', que tem provocado tanta conversa inepta na TV e na rádio e feito correr tanta tinta nos jornais (desportivos, mas não só), é daquelas coisas que não têm a mínima consistência. Aquilo bem espremido não deita uma gota de sumo, capaz de matar a sede a quem quer que seja. Trata-se, a meu ver, da manobra de um bufo telecomandado pela Direcção de um rival do clube da Luz, que -despeitado pela situação crítica (sobretudo desportiva) vivida pelo seu emblema- decidiu encontrar 'explicações' para o seu próprio insucesso. O problema dessa gente, é que milhões de Portugueses viram os jogos feitos pelas duas equipas adversárias e puderam observar quem melhor futebol tem jogado nestas últimas épocas e puderam julgar quem -desportiva e moralmente- mereceu ser tetracampeão nacional. E basta isso para deitar por terra todo o crédito dos fazedores de boatos e de escândalos que envenenam o nosso campeonato da 1ª Liga. Ao coro de parvoíces (de que, reconheço, alguns benfiquistas também são responsáveis) juntaram-se outros frustrados. Como, por exemplo, o presidente sportinguista, o bailarino que passa a vida em bicos de pés e a bolsar asneiras para ganhar protagonismo, que 'exige', nem mais nem menos, a descida de divisão dos encarnados e a anulação dos seus últimos títulos. Oh meninos, vão dar banho ao cão e tentem conquistar -nos estádios- aquilo que não têm sido capazes.

Sem comentários: