sexta-feira, 21 de julho de 2017

COISAS QUE A GENTE VÊ NA TV

Eu sou uma daquelas pessoas que considera ('à tort ou à raison') que os canais portugueses de televisão são de uma grande mediocridade, que não valem grande coisa. Porque se deixaram enfeudar pelas telenovelas, pelo falatório sobre futebol e pela política politiqueira; que preenchem horas infindáveis de programação com conversa estéril, com conversa da treta, sem o mínimo interesse. Embora, reconheça, que isso acontece porque «é o que o povo deseja» e é, portanto, o que dá lucro. Isto dito com toda a franqueza, também tenho de reconhecer que, em certas ocasiões, fico surpreendido com aquilo que os portugueses sabem fazer na matéria. Que pode ser muito bom e digno de ser vendido a qualquer canal estrangeiro que priviligie a transmissão da cultura. Vem isto a propósito de, esta semana, ter visto dois documentários -na RTP2- que me maravilharam e me entusiasmaram : um deles faz parte daquela sempre excelente série que é «Visita Guiada» -brilhantemente apresentada por Paula Moura Pinheiro- que nos convidou a admirar o espólio (de dupla vertente) que é o Museu do Caramulo. Emissão que me convenceu a, quando e se for possível, dar uma volta por aquelas bandas, para poder admirar -de visu- aquelas maravilhas reunidas por dois coleccionadores particulares. O outro documentário, da autoria de Gonçalo Cadilhe (que também o produziu e realizou), intitula-se «Nas Ilhas das Especiarias» e ofereceu, a quem o quis ver, uma fabulosa viagem ao Oriente, às Molucas, na esteira dos navios portugueses do século XVI, que visitaram aquelas longínquas paragens, onde buscavam cravinho e noz moscadas, duas cobiçadas especiarias; que, na Europa do tempo, se vendiam a preço de ouro. Trabalho excelente, também este, que coloca o seu autor e a TV nacional no topo do melhor se pode fazer em televisão. Portanto quando eu digo que não gosto do que se faz na TV, falo na generalidade, Porque há excepções e boas surpresas. Como estas e como algumas outras. Que, a seu tempo e como merecem, eu aqui realçarei.



Paula Moura Pinheiro e Gonçalo Cadilhe são, indubitavelmente, duas figuras da TV que -na RTP2- nos proporcionam programação de grande qualidade. Pena é que as suas emissões não sejam copiadas pelos restantes canais; que deviam preocupar-se em oferecer outra coisa aos seus seguidores do que a estafada trilogia 'bola, política e telenovelas'. Enfim, é esta a minha opinião...

Sem comentários: