quinta-feira, 6 de julho de 2017

GUERRILHEIROS DE PÉ DESCALÇO CONTRA EXÉRCITOS MODERNOS


As guerras da Indochina e do Vietnam (que afinal são o mesmo conflito, mas disputado pelos vietnamitas contra inimigos diferentes ) foram contendas longas, mortíferas e de grande importância na política do tempo; guerras que chamaram a si as atenções do mundo inteiro, desde finais da 2ª Guerra Mundial até meados dos anos 70 do século XX. Foram conflitos bastante impopulares para as potências ocidentais que os protagonizaram -França e Estados Unidos- que, diga-se em abono da verdade, também lutaram, dentro das suas próprias fronteiras, contra as acções pacifistas de grande parte da sua população. Que se fartou do número elevadíssimo de vítimas (mortos e estropiados) provocado por essas aventuras vividas pelos respectivos exércitos longe, muito longe, das suas fronteiras. Isso, para além desses povos se questionarem sobre os incomportáveis gastos militares custeados pelos impostos saídos dos bolsos dos cidadãos comuns e de outras custosas restrições para a economia e para a vida social desses estados. Eu confesso que, independentemente das minhas simpatias políticas, sempre me opus a esse tipo de guerra, que, geralmente, acaba com a vitória (pelo menos moral) de quem luta pela sua terra e pela sua autonomia. Sobretudo quando se tem pela frente um povo determinado, como demonstrou sê-lo, ao longo dos anos, o povo do Vietnam. Estas linhas não têm, no entanto, outro propósito senão o de mostrar, aqui, imagens de alguns guerrilheiros que, na península indochinesa, se bateram contra as forças superiormente equipadas de nações do primeiro mundo. Mas que esses guerrilheiros acabaram por levar a melhor, mesmo no campo militar.

1- Imagem de topo : este combatente afrontou o exército francês na década de 50 do século passado. Como se pode observar, usava um simples conjunto de calças/camisa de sarja preta e andava descalço. Na cabeça levava um chapéu capturado ao inimigo, como capturada foi a arma que ele aqui ostenta : uma pistola-metralhadora MAT 49, usando munições de 9mm.


2- Ao centro : este guerrilheiro do Vietcong (que participou na guerra contra os EUA) já usa sandálias. Veste as mesmas calças pretas e uma camisa caqui. A arma que trás consigo é uma temível Kalashnikov AK-47, de origem soviética; espingarda de assalto que se tornaria, praticamente e nessa guerra contra os norte-americanos, a arma 'standard' da guerrilha sul-vietnamita e do exército regular.


3- Em baixo : este outro combatente do Vietcong (ou seja da Frente Nacional para a Libertação do Vietnam) usa a inconfundível fardeta de sarja preta, sandálias, cartucheiras e uma manta ligeira a tiracolo. Está armado com um lança-granadas/foguetes RPG-7, que lhe permitia atacar, com sucesso, veículos blindados do inimigo. O Vietcong era formado por guerrilheiros do sul do país; que, geralmente, eram enquadrados e formados por oficiais do exército de Hanoi. Esta milícia foi dissolvida em 1977, depois da unificação do país. A quase totalidade dos seus membros regressou à vida civil, outros integraram o exército (regular) da República Socialista do Vietnam.
*************************************************
AS FORÇAS ARMADAS DO ACTUAL VIETNAM

Situado numa região politicamente instável, o Vietnam (que tem perto de 100 milhões de habitantes) mantém activas importantes forças militares. Estas têm, actualmente, 415 000 efectivos e reservas da ordem dos 5 milhões de homens e mulheres. O seu Exército está poderosamente armado e dispõe, entre outro material moderno, de uns 4 500 veículos blindados, dos quais 1 500 são tanques. A sua Armada é composta por numerosos navios, de entre os quais se destacam 7 fragatas, 11 corvetas, 23 patrulhas e 5 submarinos. Quanto à Força Aérea, refira-se que tem cerca de 300 aviões e 150 helicópteros. 75 daqueles são aviões de combate e 25 destes são helis de ataque.

Penso que estas informações são credíveis, pelo facto de terem sido colhidas em fonte considerada séria.

Sem comentários: