sexta-feira, 18 de agosto de 2017

LIVRARIA BERTRAND, FUNDADA NO ANNO DE 1732

Era muito pequeno e já não me lembro muito bem da época em que, pelo mão de meu pai, entrei pela primeira vez na Livraria Bertrand. Universo, que logo me deixou maravilhado; pois sou leitor e 'consumidor' de livros desde os tempos da minha tenra infância,  quando, para saciar a minha sede de leitura (que se manifestou precocemente), não perdia um número da Colecção Tonecas... Da qual, cada exemplar custava 4 tostões. É evidente que, quando falo da Livraria Bertrand, me estou a referir ao seu estabelecimento da Rua Garrett. Daquela velhinha loja que foi fundada -por livreiros franceses- no longínquo ano de 1732. O que lhe valeu o título de uma 'das mais antigas livrarias do mundo'. O que é obra ! Ainda hoje, nas minhas raras visitas a Lisboa, não consigo vencer o instinto que me conduz certeiramente ao Chiado e me leva a franquear as portas da Bertrand. Mesmo que, devido à crise, que gera falta de dinheiro, eu não compre lá nada. Agora só olho (com uma mescla de curiosidade e inveja) as capas das maravilhas que por lá se expõem e... vendem aos ricos. Porque, como é sabido, os livros são caríssimos em Portugal e só são acessíveis a quem tem um ordenado de deputado ou uma reforma de senhor ministro. Mas, enfim, apesar disso, continuo a entrar naquele venerável edifício de esquina, como quem cumpre um ritual. Não mais, porém e para minha grande mágoa, do que uma ou duas vezes por ano...


As minhas primeiras leituras...

Sem comentários: