segunda-feira, 18 de setembro de 2017

À VELA E A VAPOR

Durante várias décadas (na transição dos séculos XIX para XX), os navios combinaram dois sistemas de propulsão : o facultado pelas tradicionais velas e o proporcionado pelas máquinas a vapor. Isto aconteceu num período em que as ditas máquinas ainda não eram totalmente fiáveis, mas também por outras razões. Sendo que uma das mais importantes tinha a ver com a dificuldade das embarcações do tempo se poderem abastecer em carvão em grande número de portos da Europa, mas não só. Também os veleiros puros navegaram muitos anos após ter surgido o primeiro desses inovadores engenhos, experimentados e divulgados por Robert Fulton. -E porquê ? Porque o espaço ocupado pelos motores e respectivo combustível, o carvão, reduziam substancialmente o espaço nos porões habitualmente reservados à carga; penalizando, assim, os armadores, cujos navios carregavam menos e rendiam lucros menores. Estes navios -os veleiros- só desapareceram totalmente do panorama do transporte de passageiros e frete muito depois de ter terminado a Grande Guerra...

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