domingo, 15 de outubro de 2017

É BOM SABER

No nosso vocabulário marujo e segundo o seu aparelho(*), o veleiro acima mostrado é um lugre. Que é, a saber, uma embarcação equipada com 3 mastros vestidos com velas de forma trapezoidal (áuricas) e mataréus de gave-tope envergando pano latino. Já em Espanha, aqui ao lado, lhe chamam 'goleta', em Itália 'goletta' e em França é designada pelo nome de 'goélette'. Nos países de língua inglesa chamam-lhe 'schooner' (escuna). Quanto aos neerlandeses designam-no pelo nome de 'shoener' e os alemães por 'shoner'. Enfim, tantos nomes para o mesmo tipo de veleiro. É a maldição (e confusão) babélica no seu melhor...

(*) Em marinharia, o aparelho compreende todo o equipamento necessário para assegurar a propulsão de um veleiro :

mastros (ou paus), massame (cabos utilizados nos mastros e mastaréus), poleame (conjunto de peças destinadas à passagem dos cabos) e velame (todos os panos -ou velas- que guarnecem os mastros e que recolhem a força eólica).

Nada do que aqui fica exposto é importante na cultura do homem de hoje. Mas é interessante saber... -Quantas vezes não li eu e ouvi chamar caravelas às naus e galeões, ou até (cúmulo da ignorância !) a veleiros modernos como, por exemplo, ao navio-escola «Sagres» ?

Sem comentários: