quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Ó MINHA LINDA RAIANA

Esta é uma das variantes da letra de «Senhora do Almurtão» (ou «Senhora do Almortão»), uma cantiga do rico folclore da Beira Baixa, mais precisamente, da região de Idanha-a-Nova. Cantiga da qual todos podem desfrutar no 'Youtube', nas vozes de Zeca Afonso, de Dulce Pontes e de muitos outros artistas.

Senhora do Almurtão
Ó minha rosa encarnada
Ao cimo do Alentejo
Chega a vossa nomeada

Senhora do Almurtão
Ó minha linda raiana
Virai costas a Castela
Não queirais ser castelhana

Nossa Senhora da Póvoa
Minha boquinha de riso
Minha maçã camoesa
Criada no paraíso

Senhora do Almurtão
A vossa capela cheira
Cheira a cravos, cheira a rosas
Cheira a flores de laranjeira

Senhora do Almurtão
Eu pr'ó ano não prometo
Que me morreu o amor
Ando vestida de preto.

(Popular)

Nota : eu dou preferência ao termo Almurtão (em desfavor de Almortão), porque a lenda da Senhora se prende com a sua aparição num campo de murtas. E que é desse arbusto das nossas serranias ('Communis myrtus') que o vocábulo deriva. Mas, também me parece que, sendo Almortão um vocábulo popularmente consagrado, não será errado utilizá-lo.

Sem comentários: