segunda-feira, 16 de abril de 2018

AS DUAS ROS(S)AN(N)A DO CINEMA ITALIANO... E INTERNACIONAL

O cinema italiano esteve (e está) recheado de belíssimas mulheres. Estou a recordar-me de duas actrizes transalpinas dos anos 50 e 60 (do passado século, obviamente) que, quando eu era adolescente, encheram os ecrãs das salas e das esplanadas portuguesas e entusiasmaram -com a sua perturbante formosura- os espectadores do tempo. Sobretudo os jovens da minha idade. Que, muitas vezes, acorriam às salas de espectáculos mais pela sua presença em cartaz, do que propriamente pela qualidade dos filmes propostos. Estou a lembrar-me, entre muitas, de Rossana Podestà (1934-2013) e de Rosanna Schiaffino (1939-2009), cujos dotes físicos suplantavam, sempre, o talento que estas senhoras até demonstraram ter em certas das películas que rodaram. Mas a imagem que prevaleceu destas criaturas de sonho, foi mesmo a das 'heroínas' (mais ou menos desnudadas) que irradiavam das pantalhas daquele tempo. Exemplos (e cito os títulos originais) : «Ulisse» (de Mario Camerini, 1954) e «Helen of Troy» (de Robert Wise, 1956), para a primeira, e «Le Miracle des Loups» (de André Hunebelle, 1961) e «The Long Ships» (de Jack Cardiff, 1964), para a segunda. Apesar do cinzentismo dessa salazarenta época, que saudades eu tenho do tempo das Ros(s)an(n)as !!!...

Sem comentários: