terça-feira, 15 de maio de 2018

SANTARÉNS

Estes são os brasões de armas das cidades de Santarém (Portugal) e de Santarém (Brasil). Que, curiosamente, têm como elemento principal um castelo de três torres. A nossa Santarém é a capital da antiga província do Ribatejo e actual sede do distrito que tomou o seu nome. É cidade antiga, com ocupação humana que remonta ao século VIII a. C.. Depois de uma longa ocupação pelos árabes, que por lá se instalaram no ano de 715, foi conquistada por D. Afonso Henriques em 1147 e integrada (definitivamente) no reino de Portugal. Implantada na margem direita do Tejo, o maior dos rios ibéricos, a Santarém portuguesa tem uma população de 63 000 habitantes.


Igreja da Graça em Santarém (Portugal). Onde, em campa rasa, repousam os restos mortais de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.


Quanto à Santarém brasileira, refira-se que pertence ao estado do Pará e que se encontra situada a oeste do dito, junto à confluência dos rios Amazonas e Tapajós. Foi fundada em 1661 e é uma das cidades mais antigas e mais importantes de toda a região amazónica. Tem uma população (no município) de cerca de 400 000 habitantes.


Vista panorâmica de Santarém (Brasil) e catedral de Nossa Senhora da Conceição.


Ainda em território municipal da cidade paraense de Santarém, situada a uns 30 km da dita e às portas da selva amazónica, fica a localidade de... Alter do Chão. Cujas praias de areia fina e de águas límpidas foram consideradas -pelo jornal britânico «The Guardian»- «das mais belas do Brasil».

Sem comentários: